PESQUISE

quarta-feira, 28 de setembro de 2011

Relatório de Estágio de Educação Infantil

Estivemos na Escola Municipal de Ensino Infantil e Fundamental Perpétuo Socorro, com a finalidade de complementarmos as observações feitas nas turmas de pré II, durante a disciplina Educação e Ludicidade, ministrada pela professora Maria Natalina, com um olhar específico ao brincar na educação infantil.

Esta última observação, bem como a regência, foi solicitada na disciplina Estágio Supervisionado em Educação Infantil, ministrada pelas docentes Maria Gorete e Maria Natalina, correspondendo a parte avaliativa disciplinar.

O estágio foi executado em dois dias, 31 de Agosto e 01 de Setembro, no primeiro dia limitamo-nos à observar as aulas nas turmas das professoras Aline e Francisca, sendo que a equipe ficou dividida em dois grupos de três.

Foi possível identificar que na turma 01 (como será chamada a turma da professora Aline), que as aulas são iniciadas apenas apósas oito horas, uma vez que as crianças têm chegado um pouco atrasadas, segundo ela desde que retornaram das férias.

De acordo com a professora há apenas uma desistência na turma, além de uma aluna recebida no segundo semestre. A turma é constituída por vinte e um alunos, sendo que não possui nenhuma criança especial, embora tenha ocorrido um considerável número de faltas.

Acompanhamos toda a rotina da turma pela manhã, desde a entrada, as sete e trinta, à saídaàs onze e quinze. Nesse espaço de tempo notou-se que alunos e professora estabelecem uma boa relação, percebeu-se que as crianças a tratam por professora, o que não anula o respeito e a afetividade. A professora apresenta domínio de classe sem exercer autoritarismo.

Cabe mencionar que fomos muito bem acolhidos, tanto pela direção e professora, quanto pelos alunos. Notou-se que os alunos são bastante ativos, mas não apresentam comportamentos agressivos. Esse fato foi relatado também pela professora, que considera o comportamento das crianças normal para faixa etária.

Nessa turma há um aluno, que apesar de não ser ‘especial’, recebe atendimento de reforço na sala multifuncional da escola, a fim de sanar suas dificuldades de aprendizagem.

No segundo dia, em que nos dirigimos à turma para executar o plano, iniciamos nossas atividades também com atraso, a fim de aguardar que a classe toda chegasse. De inicio fizemos a acolhida dos alunos junto a professora Aline. Posteriormente fizemos uma dinâmica de apresentação, música de acolhida e oração.

Em seguida aplicamos atividades de colagem e pintura (com bandeira do Brasil e figuras representativas da Semana da Independência). As nove e trinta as crianças saíram para o recreio, na volta reservamos um tempo de cinco minutos para organização da turma, seguido de um momento de musicalização e dinâmica com canção Marcha Soldado. Por fim juntamo-nos as duas outras turmas para fazermos a apresentação com fantoches sobre a história da Independência do Brasil.

Já na turma 02 (como será chamada a turma da professora Francisca)

(giovanne, lanna e andréia)

No primeiro momento, a nossa equipe se apresentou a turma pré-II, tendo a frente à professora Francisca, onde passamos a observar o andamento da turma. Apartir desse momento percebemos como deveríamos proceder através das atividades pedagógicas, de maneira que, viesse atender as necessidades das crianças, visto que, a ludicidade foi um dos pontos essenciais para ser trabalhado com a turma, pois proporciona práticas educativas prazerosas, onde as brincadeiras educativas favorecem a liberdade, a alegria, a autonomia, a auto-estima, entre outros fatores.

Durante a observação detectamos que a turma possui um bom desenvolvimento, no que diz respeito, aos aspectos cognitivos, afetivos, psicomotores entre outros. Diante disso, pensamos em atividades viáveis que viessem dar suporte aos seus aspectos desenvolvidos em sala de aula.

No segundo momento, a nossa equipe realizou as atividades de acordo com as necessidades observadas anteriormente na turma pré-II. Onde trabalhamos a musicalidade do A B C, atividades em que as crianças fizeram colagem de pequenos papéis no desenho da bandeira do Brasil,a brincadeira de roda, a marcha representando o desfile da semana da Pátria e, por fim, uma apresentação de teatro com fantoches, tratando da história da Independência do Brasil,objetivando a interatividade da turma entre si e com os estagiários.

Portanto, com a nossa intervenção pedagógica podemos analisar que a turma do pré-II estava bastante animada pelas propostas apresentadas e executadas no momento ideal ao compreenderem o sentido do verdadeiro aprendizado escolar. Aliás, é importante destacar que as crianças fixavam o olhar na medida em que íamos praticar as ações educativas, ou seja, ficavam atentas pelo que era novo e sempre a disposição do trabalho realizado em conjunto.

Com intuito de estimular o desenvolvimento dashabilidades psicomotorase deinteração social por meio de nossas atividades, constatamos, que de uma forma geral, nas duas turmas as crianças corresponderam positivamente às atividades. Considerandoo aspecto motor, cada crianças desempenhou bem seus trabalhos, de acordo com seu nível de desenvolvimento; no aspecto interativo também notamos um bom envolvimento das crianças em todas as dinâmicas aplicadas.

No que diz respeito a concentração consideramos que corresponderam às fases de desenvolvimento em que se encontram, cuja característica é movimentos e conversas. A linguagem oral foi estimulada principalmente com a apresentação dos fantoches, já a linguagem corporal na Canção Marcha Soldado.

Por fim, a afetividade foi demonstrada logo de inicio na dinâmica de apresentação (musical), em que todos se abraçavam.Nesse momento ninguém se manteve afastado, correspondendo bem à expectativa esperada.

É importante ressaltar que na apresentação dos fantoches na turma de pré I que se juntoua outra de pré II para assistir à apresentação, houve pouca concentração, o que se deve à faixa etária em que se encontram. Este pode ser, portanto, um ponto apresentado como negativo.
MUSICALIZAÇÃO
A B C

BIS       (2X)

C B A
Quero falar com você

Passeando pela mata

Fui colher a flor cheirosa

Fui buscar o Alfabeto

Para abraçar os coleguinhas.
Gestores do Estágio:

Adriano Caxias (UFPA)
Andréia Lopes (UFPA)
Deusimar Viana (UFPA)
Giovanne Oliveira (UFPA)
Glayce Fernandes (UFPA)
Lanna Costa (UFPA)
Bragança-PA